domingo, 30 de outubro de 2011

FEIRA DO LIVRO DE BARCARENA - EMOÇÕES - LINDO CASO Nº 1: LEONARDO



A professora me apresenta: “Leonardo, esse aqui é o Carlos Correia Santos, que você tanto estudou para fazer a apresentação da Gincana Literária aqui em Barcarena”. E o menino de oito anos, que até então sorria largamente, fica pálido, perde toda a ação e me encara, perplexo. Silêncio. Somente seu olhar sobre mim num misto de completa incredulidade e encantamento. E a professora insiste: “É ele, sim, Leonardo. Pode acreditar. Eu não disse que ele vinha. É ele”. Eu sorrio. Estou talvez mil vezes mais encantado que ele. O olhar de fascínio sobre mim é de me fazer comover por mil séculos. Então, pergunto: “Posso dar um abraço em você e tirar uma foto?”. A resposta de Leonardo sai numa voz embargada: “Sim, claro que sim”. Ele olha de novo para professora. Ainda parece não acreditar. E ela repete: “É ele, Leo. Eu não disse que ele era de verdade? É ele!”. Assim, sob a redoma de toda aquela emoção, eu e Leonardo tiramos essa foto ultra mega bela.

FEIRA DO LIVRO DE BARCARENA - EMOÇÕES - LINDO CASO Nº 2: VITÓRIA



A professora me alerta: “Não podes ir embora sem ouvir a Vitória. Está nervosíssima. Vai demorar um pouquinho porque os pais me ligaram dizendo que ela está escolhendo a melhor roupa para vir te ver”. Meu coração? A ponto de explodir. Então, chega a jovem Vitória. Linda. Acima de tudo, vestida com pura alma. A professora informa: “Ela se preparou para dizer um poema teu”. Vamos para um lugar sossegado. A princesa toma fôlego e se entrega a dizer, com a mais bela melodia que já ouvi, meus versos: “Pois eu sou feito alguém / que só está de passagem, / com beijo nas faces, / com passagem marcada. / No olhar, um “além da paragem”. / Flor na garganta trincada. / Alguém esperando por chuva / na estiagem... / Feito alguém que, só, / está de passagem. / Que não fala: diz. / E não fala nada. / Que não quer e quis. / Que só se quer estrada. / Pois eu sou feito alguém / que só está de passagem, / com passagem marcada”. Eu? Como não chorar? Inclino-me, beijos as duas mãozinhas e afirmo: “Agora, sim, esse meu poema faz sentido”.

domingo, 16 de outubro de 2011

VELAS NA TAPERA GANHA VERSÃO E-BOOK



Eis a capa do meu primeiro e-book, editado pela Pubon Comunicação. Trata-se da versão on line do meu querido e premiado Velas na Tapera, obra vencedora do Prêmio Dalcídio Jurandir 2008, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. O e-book estará disponível nas quatro lojas virtuais da Amazon Store (EUA, Alemanha, França e Reino Unido). Até o início de novembro será também disponibilizado na loja virtual da Pubon (LikeStore no Facebook).

Dica: para ler o meu e outros e-books, baixem o programa Adobe Digital Editions (http://www.adobe.com/products/digitaleditions/#fp)