terça-feira, 5 de julho de 2011

UMA JORNADA QUE CELEBROU A LUSOFONIA

Carlos Correia Santos participou, na Europa, de eventos culturais que uniram brasileiros, portugueses, africanos e timorenses

A literatura é bandeira capaz de estreitar fronteiras. E o escritor Carlos Correia Santos pode comprovar isso em sua estada no continente europeu, no último mês de junho, para a divulgação de seu romance “Velas na Tapera”. Vencedor do Prêmio Dalcídio Jurandir e editado pela Fundação Cultural Tancredo Neves, o livro foi lançado em Lisboa no dia 06 de junho em um evento realizado na FNAC Chiado, com o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal. Parte integrante do projeto “Recital Mais Brasil: Da Amazônia para o Mundo”, criado pelo produtor cultural e músico Fercy Nery (representante de Correia no território lusitano, ao lado da pesquisadora Rita Pestana, antropóloga e membro da direção do Núcleo de Lisboa da associação EpDAH), a programação contou com declamação de poemas de Carlos ao som de clássicos do cancioneiro brasileiro e sessão de autógrafos do romance. A execução musical esteve a cargo do próprio Nery e do baterista pernambucano Attila Argay. A sala que acolheu a programação ficou lotada e a apresentação foi aplaudida de pé. A obra passou, então, a figurar na prateleira dos destaques da livraria da FNAC Chiado.

“Velas na Tapera é um romance que ajuda a promover a Amazônia e a fortalecer os laços culturais existentes entre países lusófonos”, afirma Fercy Nery. Rita Pestana, por sua vez, opina: “Atento à sua realidade, sensível a causas sociais e comprometido com a cultura, Carlos Correia é um desses escritores éticos cujas carreiras prenunciam sucessos”.




Fachada do prédio em que está situada a FNAC no bairro do Chiado, em Lisboa


O escritor no palco da FNAC


Destaque dado a Carlos Correia no painel eletrônico da FNAC Chiado




Carlos com Fercy Nery. Plateia lotada.






Fercy Nery e Carlos Correia: música e literatura



A atenção do público lisboeta



Aplausos de pé. Emoção.




Sessão de autógrafos: carinho dos leitores de Portugal



A jornalista Leide Cursino, Correia e o poeta africano José Luís Tavares





O romance "Velas na Tapera" na seção de destaques da FNAC Chiado


Rita Pestana, Carlos e Anete Ferreira, representante da Embaixada do Brasil em Portugal


Após o evento na FNAC, Correia seguiu viagem por Espanha, Itália, França, Bélgica, Suíça e Áustria, realizando pesquisas para novos romances e, no final de junho, retornou a Lisboa para mais dois eventos. No dia 30, participou de um jantar especial realizado na sede do Centro InterculturaCidade, dirigido por Mário Alves, membro da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (Animar). No encontro, Correia falou sobre sua obra, sobre as peculiaridades culturais da Amazônia e firmou contato com artistas europeus e africanos, como o célebre ator e dramaturgo português Helder Costa (autor de espetáculos teatrais já montados em diversas cidades do mundo) e o cantor e compositor angolano Gonçalves Correia, o Chalo.


Correia com Fercy Nery e o cantor e compositor angolano Chalo


Bate papo com o célebre dramaturgo Helder Costa


CAMPANHA

O escritor cumpriu seu ciclo de compromissos participando de uma especial ação cultural. Entre os dias 27 a 30 de junho, seguindo uma sugestão de Fercy Nery, o Núcleo de Lisboa da EpDAH – Associação da Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária, sediada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, realizou uma campanha de angariação de livros para o Timor Leste. No dia 01 de julho, a campanha teve como culminância uma nova edição do “Recital Mais Brasil: da Amazônia para o Mundo”. A programação foi realizada, desta vez, na Casa do Brasil em Lisboa (Rua Luz Soriano, nº42, Bairro Alto) e contou com apoio da Embaixada do Brasil, da Embaixada de Timor Leste, da Associação Solidariedade Imigrante, da Associação de Apoio à Diocese de Baucau e da própria Casa do Brasil. Outra vez, ao lado de Fercy Nery e Attila Argay, Carlos Correia divulgou “Velas na Tapera” e participou de uma tertúlia litero-musical, composta por canções brasileiras, intervenções poéticas e leitura de reflexões sobre a realidade amazônica.

Realizado com o apoio da Embaixada da República Democrática do Timor Leste e da Associação de Apoio à Diocese de Baucau, o projeto filantrópico incluiu uma campanha de arrecadação de livros de língua portuguesa, para serem doados às bibliotecas timorenses. Com menos de uma semana, a campanha alcançou a expressiva margem de mais de 3 mil exemplares doados. O ingresso para o recital do dia 01 foi justamente um livro, novo ou usado.

Nao foi a primeira vez que Carlos Correia participou de uma ação de solidariedade em prol do Timor. Em 2000, o autor foi um dos escritores brasileiros que integraram o projeto Timor Esperança, da SHAN Editores (do Rio Grande do Sul). A editora publicou uma antologia internacional que foi entregue pelas forças de paz brasileiras aos leitores timorenses. “Foi uma alegria imensa poder participar, em Lisboa, de eventos que, acima de tudo, tiveram como condão a celebração da lusofonia. Essas programações congregaram brasileiros, portugueses, africanos e timorenses. Todos unidos por um mesmo passaporte: o nosso idioma. A nossa língua portuguesa”, pontua Correia.

Serviço:

EPDAH (Associação da Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária) - http://www.epdah.pt/


Com Carlos Antunes, membro da diretoria da EpDAH



Ao lado do representante do Governo do Timor Leste


Ana Rita, dirigente da Casa do Brasil em Portugal





Nova edição do Recital Mais Brasil, criado por Fercy Nery

2 comentários:

Zacarias Martins disse...

Que maravilha

José María Souza Costa disse...

Adorei o seu blogue, belissimo.
Maravilhoso, avassalador.
Tenho um bem simples, se quiseres, visite-nos e vamo-nos seguindo
Abraços e felicidfades, sempre