terça-feira, 22 de maio de 2012

ESPETÁCULO BATISTA ATRAI NÚMERO GRANDE DE ESPECTADORES AO SESC BOULEVARD


O interesse pela peça BATISTA tem sido tão grande que, na última sexta, foi necessário realizar duas sessões.

A estudante Claudia Fernandes confessa que se assustou quando chegou ao Sesc Boulevard, na última sexta-feira, dia 18, e se deparou com a aglomeração de pessoas a espera do inicio da sessão do espetáculo BATISTA, da Companhia Teatral Nós Outros. A fila se estendia da porta da sala de apresentações e tomava dois rumos: subia a escada em espiral que levava aos outros andares do espaço e descia a escada que dava acesso à entrada do centro cultural. “Admito: não imaginava que um espetáculo teatral local pudesse atrair essa quantidade de público. Talvez por preconceito meu, não sei. Mas foi uma surpresa boa. Decidi ficar e esperar pela apresentação”.

Claudia foi uma das espectadoras que foram conferir a peça de Carlos Correia Santos que conta traços da biografia do Cônego Batista Campos, apontado como um dos principais mentores da Cabanagem. O espetáculo que traz Hudson Andrade e Cacau Novais em cena tem atraído atenção de movimentadas plateias desde sua estreia, no dia 10. Nesta última sexta, o volume de público foi tão grande que se fez necessário realizar duas sessões. A duas últimas apresentações desta primeira temporada da peça acontecem nesta quinta e sexta, dias 24 e 25, sempre às 20h30, no Sesc Boulevard, que fica bem em frente à Estação das Docas.

O técnico em informática Marcos Fragoso esteve no Sesc Boulevard na quinta, dia 17, e também ficou impressionado com o fluxo de pessoas interessadas em mergulhar no universo proposto pela montagem. “Acho fantástico ver o quanto estamos nos interessando mais por nossa História. Isso é fundamental. Projetos como esse merecem nossa atenção e respeito porque trazem para perto de nós o melhor da nossa memória cultural. A Cabanagem precisa ser constantemente lembrada e reverenciada”.

Educadores estão organizando grupos para prestigiar a peça e realizar trabalhos interdisciplinares posteriormente. Alunos das escolas Ulisses Guimarães, Princesa Izabel e Cândido Horácio Evelin marcaram presença nas plateias. A professora universitária Dani Lourinho celebra o sucesso do espetáculo e conta uma curiosidade: “Eu estava lá, pedindo mais. Durante a espera antes da peça, escutei alguém passando e, vendo a longa fila, dizendo: nossa, como o teatro paraense anda popular”.

A jornalista Luciane Fiuza igualmente exalta o empreendimento da Nós Outros: “Sucesso é isso: casa lotada e sessão extra. Para quem perdeu, dias 24 e 25 tem mais. Parabéns Carlos Correia Santos e seu texto sempre impecavel, Hudson Andrade lindíssimo em cena, Cacau Novais, um encanto,  e toda a equipe deste maravilhoso espetáculo, que resgata a nossa história e a luta de nossos guerreiros e imortais cabanos”.

INTERCAMBIO E AVAL

Acompanhando a repercussão da peça pelas mídias sociais, o dramaturgo argentino Santiago Serrano (autor de célebres obras cênicas, como “Dinossauros”, montada no Brasil, com grande sucesso, por Carmem Moretzsohn e Murilo Grossi) postou no Facebook o elogio: “A qualidade faz com que o público assista”.

O escritor Raimundo Sodré foi assistir BATISTA na sexta, dia 18, e igualmente publicou no Facebook suas impressões: “Todo o enredo é permeado pela dramaticidade musical que faz do palco um anunciado calvário. O espetáculo é minado de poderosos efeitos sonoros e visuais, o que alteia seu valor estético. A cena final é, sobremaneira, exuberante. Iconográfica. Remissiva. Mundana e espiritualizada, donde deduzimos que, para sentir, temos que estar lá. Mas tem que se aviar. Não deu pra quem quis. Portanto, cuide pra chegar cedo, nas próximas apresentações”.

O ator paraense Jorge Anderson também esteve nas sessões de BATISTA e manifestou seu entusiasmo a respeito do empreendimento levado ao palco: “É uma oportunidade única de conhecer um pouco mais da rica e lutadora história desse imenso Pará. Agradeço pela imensa troca e pelo cunho histórico de nossa história esquecida e pouco lembrada por nós. E por acreditarem no Teatro Paraense e em seu público. Grande Trabalho. Um mergulho profundo em nossas raízes”.

O autor e protagonista reverenciam o carinho do público e agardecem o momento especial vivido: “Repercussões como essas fazem valer todo o esforço que é realizar ações culturais em nossa região. O bem querer do público justifica cada empenho nosso. Não contamos com nenhum patrocínio oficial. Só contamos com esse carinho findamental das plateias e com apoios aos quais agradecemos intensamente”, pontua Carlos Correia Santos. E Hudson Andarde arremata: “Gratidão é a palavra a esse grupo maravilhoso com quem eu tenho a honra de trabalhar. Muito obrigado ainda ao Vilhena e ao SESC Boulevard que estão dando a esta cidade uma lição de respeito ao artista e a arte. Uma casa na qual eu desejo estar muitas e muitas vezes, como artífice e como público”.


BATISTA tem consultoria de direção assinada por Adriana Cruz, concepção de luz feita por Sonia Lopes, trilha sonora original criada por Júnior Cabrali e fotos de divulgação de Brends Nunes e Frederico Mendonça. A preparação corporal dos atores foi feita por Claudio Temporal. Os apoios culturais são do Sesc Boulevard, Revista Pará Mais, Unipop e Gráfica Dmazon.


Serviço: Duas últimas apresentações da primeira temporada de “Batista”. Nesta quinta e sexta, dias 24 e 25, às 20h30, no Sesc Boulevard. Entrada franca.







Um comentário:

Lu disse...

Olh só, a fila subia a escadaria do Sesc Boulevard... E eu estava lá, esperando ansiosa pela segunda sessão. Até ficar na fila(na fila que sobe...) tem seu charme quando a peça tem a assinatura de Carlos Correia e toda essa equipe maravilhosa de "Batista". Parabéns, Carlos, o sucesso é o resultado de muito talento, amor pela arte, dedicação, enfim, muuuuita inspiração e transpiração! Bjs!Lu.