sexta-feira, 17 de agosto de 2012

NOVA MONTAGEM DE PEÇA INFANTIL DE CARLOS CORREIA SANTOS ESTREIA EM SESC DE BELÉM


Fábula ambiental romântica dedicada às crianças estreia no Sesc Boulevard
Peça usa o tom da fantástico para aproximar o público infanto-juvenil das reflexões sobre reciclagem e consciência ecológica

Uma embalagem vazia aqui, um sapato velho ali, restos de comida, papel amassado. De tudo isso nasceu Tulho, O Menino de Entulho, que vive sozinho num lixão e deseja muito uma namorada. Da Mãe Natureza e do Meio Ambiente nasceu Linda Flora, a princesa das flores e das plantas. Apaixonada por Tulho, ela lhe dá uma missão: achar a flor mais pura do mundo. Só assim ele se renovará e o casal poderá viver o seu amor. Esse é o enredo do espetáculo infanto-juvenil “Uma Flor para Linda Flora”. Escrita por Carlos Correia Santos, a peça ganhou montagem da Companhia Teatral Nós Outros, com direção geral de Hudson Andrade, e estreia neste domingo, 12, dia dos pais, às 11h, no Sesc Boulevard. Com entrada franca, a fábula poderá ser vista também nos dias 19, 26 de agosto e 02 de setembro, sempre no mesmo horário. No elenco, Jessyka Sampaio, André Ponce de Leão e Nilton Cezar, com participação especial do próprio Hudson.

O trabalho chega ao palco num momento em que uma pauta relevante tem sido discutida: a determinação de que as áreas de lixões deverão ser retiradas das grandes cidades brasileiras. Para Hudson Andrade, aproximar as crianças desse tema significa trabalhar agora para formar novas gerações mais sensilizadas. “Essa é uma fábula moderna que ajuda a pensar numa questão que é fundamental para sociedade. É uma obra que vai encantar crianças e adultos porque fala de ecologia, respeito, responsabilidade e amor”.

Carlos Correia comemora a nova encenação: “Esse texto tem me ofertado muitas alegrias. Já ganhou montagens em outras cidades e está sendo divulgado também fora do Brasil. Fico feliz com o fato dele sempre despertar bastante curiosidade. O que sempre ouço é que essa é uma das poucas obras atuais a fabular a questão da reciclagem. A montagem da Nós Outros promete ser muito interessante, uma vez que vai se valer de recursos interessantes como a manipulação de bonecos e aposta no universo das máscaras”

O trabalho tem direção, concepção e operação de luz de Sonia Lopes. Junior Cabrali assina a direção musical e trilha sonora. As fotos, videos e animações são de Brends Nunes. Andrade criou também a cenografia e os figurinos. As máscaras usadas em cena foram confeccionadas pelo artista Wilker. Aníbal Pacha é responsável pela consultoria para a criação dos adereços. A produção e assessoria é de Parla Página. O espetáculo conta com o apoio do Sesc Boulevard, Revista Pará Mais, Sindifisco e Coletivo Lapidação Poética.

UM POUCO MAIS

Tulho precisará encontrar a flor mais pura do mundo para poder viver seu amor com Linda Flora. Ele precisará se renovar, transformar-se. Ao longo de sua jornada, o menino de entulhos encontrará personagens curiosos como Bom Ar (O ar cheio de gases e com faltade ar), Mister Grama de Grana (um gramado mal tratado que sonha em setransformar em grama de estádio de futebol) e o Rio Que Nunca Mais Rio (córregoque, de tão sujo, chora um mar de lágrimas).
Música, magia e fantasias são os cestos recicladores dos quais saem as cenas deste espetáculo que convida os pequenos, ao lado de seus pais, a reainventarem seus sentimentos sobre o cuidado com ecologia.
Serviço: Uma Flor para Linda Flora. De Carlos Correia Santos. Direção: Hudson Andrade. Realização Companhia Teatral Nós Outros. Dias 12, 19, 26 de agosto e 02 de setembro. Sempre às 11h. Sesc Boulevard. Entrada franca. Informações: 8199-1322. 

Nenhum comentário: