quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

VERSIVOX - VERSOS, SOM, VOZ: POESIA



Um sarau no qual o poema é tocado e a palavra é o grande instrumento

Desenvolvido por Carlos Correia Santos, Júnior Cabrali e Alberson Alves, projeto propõe um novo modo de declamar versos.



Um grupo litero-musical criado para celebrar a Poesia. Jograis modernos. Artistas que fazem as palavras se deitarem na cama da música de forma instigante. Violões, rabecas, percussões e outros instrumentos a serviço único dos versos.  Tudo isso é o projeto Versivox, desenvolvido pelo poeta Carlos Correia Santos e pelos musicistas Júnior Cabrali e Alberson Alves. Uma experimentação na qual recitações de poemas são acompanhadas por melodias próprias. Sempre composições autorais.

A ideia é simples, mas foge do lugar comum. Bases sonoras são criadas para emoldurar a declamação dos poemas. Essas bases têm feições diversas. Podem usar instrumentos de corda e percussão. Podem ser valer de samples. Ou podem também ter apenas a estrutura de arranjos vocais. Tudo com intuito único dar mais valor e mais colorido às estrofes recitadas.

“Estamos fazendo um estudo que se situa no limite entre o show musical e a declamação poética. Mais que tudo, no entanto, é um projeto para celebrar o Poema. Somos recitadores”, explica Correia que, com esse empreendimento, está trazendo ao público outra faceta: “Pela primeira vez, estou subindo ao palco para recitar poemas e tocar. Estudei violão, violino e flauta por vários anos. Estava na hora de colocar tudo isso a serviço da arte dos versos”.

Carlos explica ainda que a proposta do Versivox é mostrar que saraus de poesia podem ter uma feição diferenciada, contemporânea. “Queremos, muito abusadamente, fazer o grande público se reaproximar da recitação poética. Nosso compromisso é mostrar que os saraus de poemas podem ser plugados, cênicos. Nosso desejo é ter nas plateias gente de toda idade. Especialmente os jovens, que andam tão distantes da arte das letras”.  

COMPROMISSO SOCIAL

O Versivox tem ainda um compromisso sociocultural. Todas as apresentações do grupo estarão atreladas ao PROJETO | SOU RIO DE LETRAS, que levará leituras aos ribeirinhos da região Amazônica. Os espectadores que forem assistir o Versivox serão convidados a doar livros já lidos que serão doados às escolas das comunidades das ilhas.

OS INTEGRANTES

Dono de vasta experiência artística, com prática em diversos instrumentos, Júnior Cabrali é acadêmico do Curso de Música a UEPA e diretor musical da Companhia Teatral Nós Outros. No teatro, já conduziu a composição e execução de trilhas para diversos espetáculos, como O Glorioso Auto do Cristo Rei, de Hudson Andrade, e Batista, de Carlos Correia Santos. Há vários anos, Cabrali também desenvolve pesquisa sobre a rabeca na Marujada de Quatipuru, cidade do interior da Amazônia. Também integra o grupo Lapidação Poética.

Também acadêmico do curso de Música da UEPA, Alberson Alves é igualmente multi-instrumentista. Participa de projetos musicais em Belém e Castanhal. Atou em espetáculos cênicos como “Acorde Margarida”, de Correia Santos, e “Cantata Gloriosa”, de Hudson Andrade.

Um dos mais atuantes nomes da atual literatura amazônica, Carlos Correia Santos é poeta, contista, romancista e dramaturgo. Já venceu vários prêmios dentro e fora do Brasil. Suas peças já foram traduzidas para o francês e espanhol. Importantes artistas brasileiros, como Stella Miranda (que interpretou a síndica do humorístico "Toma La, Dá Cá", de Miguel Falabella, exibido na TV Globo), já assinaram direção de suas obras. É também autor de “Velas na Tapera” (romance vencedor do Prêmio Dalcídio Jurandir), “Senhora de Todos os Passos” (romance vencedor do Prêmio IAP de Edições Culturais 2011), “Nu Nery” (dramaturgia vencedora do Prêmio IAP de Literatura), “Ópera Profano” (dramaturgia vencedora do Prêmio Literário Cidade de Manaus), “Batista” (dramaturgia vencedora do Prêmio IAP de Edições Culturais) e do livro de poemas “Poeticário”. Foi o criador, coordenador e apresentador das programações de fomento à leitura “Café com Verso e Prosa”, “Café com Leituras” e “Estrada de Letras Sarau Viajante”. Ao lado de Gerlando Santana, realiza o projeto “Sou Rio de Letras”, que leva leituras aos ribeirinhos da Amazônia.

FICHA TÉCNICA:

O TRIO

Carlos Correia Santos (violão de nylon, violino e recitação)
Júnior Cabrali (violão nylon, rabeca, percussão e vocais)
Alberson Alves (violão de aço, cavaquinho e vocais)

OUTRAS ESPECIFICAÇÕES

Carlos Correia Santos: criação poética
Júnior Cabrali: direção musical, arranjos
Alberson Alves: direção vocal, arranjos
Hudson Andrade: direção cênica
Brends Nunes: fotos divulgação
Parla Página: Assessoria e conteúdos

OUÇAM ALGUNS EXPERIMENTOS
DO VERSIVOX NOS LINKS ABAIXO

POEMA PARA PEDIR PERDÃO

BALADA QUE NINGUÉM ESCUTA: 


ELE PORQUE CORREU PORQUE CARCOMIA:

https://soundcloud.com/carloscorreiasantos/versivox-ele-correu-porque

Nenhum comentário: