sábado, 17 de março de 2012

MÍDIAS SOCIAIS DIVULGAM MUSICAL SOBRE MARGARIDA SCHIVASAPPA


Ferramentas de divulgação do musical ACORDE MARGARIDA fazem internautas mergulharem em curiosidades dos anos dourados

Ferramentas modernas da mídia ajudando a dar visibilidade ao universo cultural dos anos 30 e 40. Recursos atuais de comunicação oferecendo suporte para a arte de um outro tempo. Essa é a experiência que a produção do espetáculo ACORDE MARGARIDA está vivendo. As mídias sociais estão atuando como peças de divulgação do espetáculo de forma diversificada e original. O empreendimento tem o incentivo da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.

Escrita por Carlos Correia Santos, com direção geral de Hudson Andrade e direção musical de Reginaldo Viana, a peça traz para a cena o legado de Margarida Schivasappa, artista que difundiu na Amazônia o canto orfeônico e colaborou para a implantação do Teatro do Estudante na região Norte. A ativista cultural foi aluna de Heitor Villa-Lobos e amiga de Paschoal Carlos Magno, dois nomes fundamentais para a cena artística brasileira. O musical terá sua primeira temporada em Belém entre os dias 15 e 18 de março, no Teatro Universitário Claudio Barradas. A magia do poderoso universo dos anos 30 e 40, no qual está mergulhado o enredo da montagem, tem sido difundida pelo Facebook, twitter e pela blogsfera. A assessoria de conteúdo do espetáculo criou caminhos midiáticos específicos para partilhar com o público informações não apenas sobre os bastidores da peça, mas também sobre o contexto das décadas em que viveu Schivasappa.

OS SUPORTES

No blog do projeto, é possível ler posts sobre os célebres artistas e personalidades que influenciaram Margarida e influíram em sua trajetória. O internauta fica, assim, conhecendo um pouco da biografia de Villa-Lobos, Getúlio Vargas e Paschoal Carlos Magno. Além disso, tem-se a oportunidade de compreender a efervescência que marcou os chamados anos de ouro. O leitor descobre o que era a técnica do canto orfeônico, como a revolução do rádio mudou os rumos da Arte Brasileira e quais nomes conquistavam legiões de fãs. É possível também ler depoimentos de notáveis, como Bibi Ferreira.

No Facebook, os internautas acompanham detalhes da montagem. Informações técnicas, releases, coberturas de apresentações são publicadas na página do espetáculo. O Youtube acolhe os vídeos produzidos sobre e para o musical. O twitter atua como catalizador das demais mídias, difundindo os posts de cada uma.

E o projeto ganhou um reforço especial. Alunos de jornalismo da Faculdade Ipiranga adotaram a produção como base para trabalhos de experimentações midiáticas. A partir da peça, equipes vão criar produtos para internet (como uma web rádio com foco na música dos 30 e 40) e para suporte audiovisual (vídeos informativos e clipes para as canções originais da peça).

ACORDE MARGARIDA tem em seu elenco Maíra Monteiro, Tiago de Pinho, Fernanda Berreto e Juliana Porto. Participação especial de Leoci Medeiros. A Assistência de direção é de Luciana Porto e a assistência de direção musical, de Zé Neto. A cenografias e figurinos são assinados por Néder Charone. As coreografias foram criadas por Waldete Brito. A luz é de Sônia Lopes. A peça é uma realização da Companhia Teatral Nós Outros, com apoio cultural de Grupo RBA e Band, Funtelpa, EKO Estratégias em Comunicação, Espaço Experimental de Dança, Giostri Editora, Gráfica D´Avila, INCRA, Produtora Nova, Escritório de Advocacia Vidinha Sarmento & Lisboa, alunos de Jornalismo da Faculdade Ipiranga e A Casa da Atriz. Quem realiza a assessoria de comunicação e a elaboração de conteúdo do projeto é a Parla Página

OS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:

Blog: http://acorde-margarida.blogspot.com

Página no Facebook: http://www.facebook.com/#!/pages/Acorde-Margarida/368239086528239

Twitter: @acordmargarida

Vídeos no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=5JZilGsZqoU

http://www.youtube.com/watch?v=u8og4iXymv8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=nSo8urAgP9I&feature=related

Serviço: A primeira temporada de ACORDE MARGARIDA acontece de 15 a 18 de março, no teatro Cláudio Barradas, com sessões sempre às 20h.

Nenhum comentário: