quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

LUDIQUE FAZ ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES DE SUA PRIMEIRA TEMPORADA





Espectadores partilham suas impressões sobre peça montada pelo Grupo Cênico da Fundação Curro Velho

“Adoro espetáculos que me fazem sonhar. Tenho 40 anos e gosto de me sentir novamente um menino diante de trabalhos que falem de magia e encanto”. Com essas palavras quase mágicas o funcionário público Emerson Ferreira define suas impressões sobre “Ludique”, montagem que o Grupo Cênico do Curro Velho volta a apresentar esta semana. Criada por Carlos Correia Santos e vencedora do Prêmio Funarte de Dramaturgia, a peça cumpre as últimas sessões de sua primeira temporada em Belém nesta quarta e quinta, às 20h, no anfiteatro da Praça da República, e nesta sexta, no mesmo horário, só que na sede da Fundação Curro Velho, no Telégrafo. A encenação tem direção de Soraia Pinheiro com assessoria artística de Marluce Oliveira. A produção é assinada por Ester de Souza e a coordenação geral é de Maridete Daibes.

Jean Lucas, estudante secundarista de 17 anos, prestigiou o espetáculo na primeira semana da temporada e afirma ter se surpreendido: “Eu estava passando pela praça e resolvi parar. O que me chamou a atenção, primeiro, foi o colorido, o clima circense. Quando comecei a ouvir a mensagem que estava sendo passada, fiquei vidrado. Achei muito bacana”. O enredo de Correia mistura circo e teatro para tentar explicar ao público, de forma metaforizada, como nascem as montagens teatrais. Luana Silva, também estudante, de 22 anos, reforça: “Os atores, em cena, falam sobre como são feitos e para que servem os figurinos, as maquiagens e os cenários das peças. É muito bonito”.

Universitário, Otoniel Azevedo, 23 anos, exalta a iniciativa de ofertar entretenimento de qualidade de forma gratuita. “Também fui surpreendido pela apresentação. Eu estava seguindo para pegar meu ônibus quando vi a movimentação da peça. Fiquei e assisti até o fim. Dou parabéns a idéia de apresentar trabalhos assim, de graça, em um espaço público tão importante como a Praça da República”. A primeira temporada está sendo encerrada, mas outros estudantes terão a oportunidade de conferir um pouco do trabalho. No próximo dia 20, cenas da peça serão apresentadas durante uma homenagem que o escritor Carlos Correia Santos receberá num evento cultural da Escola Ulisses Guimarães.

A TRAMA

No enredo da montagem feita pelo Curro Velho para “Ludique”, dois Autores Confusos precisam criar uma peça infantil. Mas eles estão em apuros, pois o público já chegou e nada está pronto. Eles simplesmente perderam a memória, esqueceram de como se mostra, na ribalta, uma bela história. Na platéia, duas Meninas e dois Meninos misteriosos decidem ajudar o autor usando uma encantada palavra: Ludique! Coisas surpreendentes passam a acontecer e a peça vai nascendo. Surgem criaturas fantásticas como as Luzes Acrobáticas, os Magos do Figurino, os Malabaristas de Coração, o Senhor Cena Cenário e seus Construtores.

Para a Fundação Curro Velho, o texto de Correia propicia mergulhos em dois níveis, conforme explica Maridete Daibes. “O primeiro é a aposta numa obra criada para estimular a preservação da encantaria que gira em torno do próprio teatro. Ludique é um espetáculo metalingüístico que explica como nascem as peças teatrais. E os personagens que conduzem a trama são inspirados no universo surreal. Um hibridismo de linguagem que resulta em encantamento”. O segundo nível no qual o espetáculo investe é também estratégico. “Trata-se do interesse em oferecer empreendimentos culturais de qualidade para o público infantil. A arte-educação é premissa que precisa ser defendida. Cumprir esse papel junto às crianças e adolescentes significa formação socialmente responsável de platéias futuras”, conclui Maridete.

Serviço: “Ludique”, de Carlos Correia Santos. Obra vencedora do Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005. Com Grupo Cênico da Fundação Curro Velho. Anfiteatro da Praça da República. Dias 15 e 16 (quarta e quinta), às 20h. Apresentação especial no prédio sede da Fundação Curro Velho, no dia 17(sexta), às 20h.

Nenhum comentário: