sábado, 20 de setembro de 2008

E-MAIL DE LAURO GÓES




Abaixo, e-mail enviado para mim pelo grande ator e diretor Lauro Góes sobre a premiação do meu romance “Velas na Tapera”:

Carlos,

Pela leitura do pequeno trecho do romance, assegurei-me do cabal merecimento do prêmio com que foi distinguido. Você não acha que estão faltando paraenses na atual Academia Brasileira de Letras? Orgulho-me do compatriota, e, hoje, posso expandir a alma com alegria, dizendo: orgulho-me por tê-lo como amigo!

Um grande abraço, Lauro Góes


SOBRE LAURO GÓES

Ator e diretor carioca. Começou a trabalhar como ator profissional em 1966, chamado por Gianni Ratto, para o seu primeiro papel, na peça “Rastro Atrás” ao lado de Leonardo Vilar, Iracema de Alencar, Rodolfo Arena, Vanda Lacerda, e do também jornalista Renato Machado. Em seguida, Lauro estudou Direito por dois anos e parou. Em 1971, interpretou Camões, no Teatro Municipal, por ocasião do Centenário da publicação dos Lusíadas, com direção de Paulo Afonso Grisoli. Em 1972, foi para a Europa, estudar teatro e cinema. Acabou optando pelo primeiro. Em Paris, faz o Cours Rene Simon e trabalhou em “As moscas” de Jean Paul Sartre, que assistiu a estréia e ficou impressionado com o seu desempenho. Posteriormente, foi o ator principal do dramatique “Ici, peteutre”, onde fez o papel de um português, que falava francês fluente.

Em Londres, foi locutor da BBC e na Itália, fez teatro de rua, na Piazza Navona, num espetáculo baseado em antropafogia, no verão de 75. Em 76, voltou ao Brasil e fez um teste para interpretar o Frei Virgilio em “Pecado Capital”. Foi aprovado pelo Daniel Filho e iniciou sua carreira no veículo, onde fez Casos Especiais, Casos Verdade, várias novelas “ O feijão e o sonho”, “A sombra dos laranjais”, “Gina”, “Nina”, “Coração de Estudante”, os seriados “ Chiquinha Gonzaga” na Globo e “A família Byte” na TVE. Também teve um programa com Lidia Brondi e gravou vários episódios do “Sítio do Picapau Amarelo”. Trabalhou ainda na TV Manchete e na Record.Em seu cartão de visitas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está escrito assim: Prof. Dr. Antonio Lauro de O. Góes - Assessor para Eventos Especiais - Fórum de Ciência e Cultura, o que traduzindo, significa, Lauro Góes, um homem dedicado permanentemente a sabedoria e ao teatro. Fundador em 1980, na Faculdade de Letras, do 1º Grupo de Teatro Universitário. Bacharel em Letras, com mestrado em Comunicação e Doutorado, novamente, em Letras. Autor de teses sobre dramaturgia. A de mestrado, “Criação coletiva Tá na Rua/Amir Haddad”. A de doutorado, “A adaptação como fundamento de teatro”.

São vinte e três anos, trabalhando como professor em literatura dramática.Seus últimos trabalhos em TV foram o pai do personagem Danilo, do Murilio Benício em “Chocolate com Pimenta” e, em 2005, quando fez uma participação em "A Lua Me Disse". Em 2007, Lauro faz participação em "Paraíso Tropical", de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

2006 Bicho do Mato-Rede Record-Adamastor
2005 A lua me disse - Inácio
2004 Começar de Novo - Romualdo
2004 Chocolate com Pimenta - Leonardo
1999 Chiquinha Gonzaga - Viton
1996 O Campeão (Bandeirantes) - Zé Eduardo
1978 Gina - Zeca
1978 O pulo do gato - Ricardo
1977 Nina - Clemente
1977 À sombra dos laranjais - Cláudio Lemos
1976 O feijão e o sonho - Rubinho
1975 Pecado Capital - Virgílio Lisboa

Nenhum comentário: