domingo, 12 de dezembro de 2010

MAIS UM PRESENTE DE JOANA VIEIRA

Abaixo, mais um carinho da lindeza de pessoa que é Joana Vieira. Professores como ela (ao lado de outros mestres como Helder Bentes, como João Marcelo, Rose, tantos) formam almas mais belas para o mundo. Leiam:


LUDIQUE: CURRO VELHO E CARLOS CORREIA – IMPERDÍVEL!

Por Joana Vieira – Texto publicado no blog http://joanavieirapontocom.blogspot.com

Ainda na sexta-feira, antes de todos esses acontecimentos e shows, eu estive numa outra programação, fora dos bares e casas de shows,mas ainda em cima dos palcos - e aqui, diga-se de passagem, ao ar livre.

É que eu resolvi novamente seguir os passos do Carlos Correia, dramaturgo que assinou o texto da peça ÓPERA PROFANO e que ainda hoje me emociona só em pensar.

Gente, alguém aqui no Pará tem que encontrar esse menino rápido antes que outra capital ou outro estado assim o faça. O Carlos é visivelmente talentoso, um rapaz que só de a gente olhar sabe que é especial - ESPECIAL, essa é a palavra chave. especial por que eu não acredito que uma pessoa que escreve e pensa as coisas que ele escreve não podem ter nascido normal. Há algo ou nos neurônios, ou na genética como um todo, muito diferente nesse menino. Um brilho, uma luz, um gen especialmente diferente.




Ele escreve com uma leveza tão gigantesca que transforma a bic em pena, pena encharcada da mais nobre tinta. Desde que assisti ÓPERA PROFANO eu tenho me encantado com os seus textos, o seu jeito penetrante e forte de envolver a gente. Suas ideias, grandes e impressionantes, seus truques metafóricos e seus versos em pura prosa. É possível isso? Tem talento, brilho e brio! É uma figura única e que deve ser nosso pra sempre, pelo talento e pela contribuição aos feitos teatrais deste estado.

Vi em cartaz sua mais nova peça "LUDIQUE" - devo dizer nova pra nós porque ela já foi encenada em outros dois estados antes do nosso e até ganhou prêmios lá fora. Aliás, esse menino vive ganhando prêmios em outros estados, pra se ter uma ideia de como são as coisas, o ÓPERA PROFANO, foi montado aqui e fez um sucesso enorme,mas quem premiou o texto foi Manaus. Manaus? Isso mesmo...é só uma comprovação de que falta muito ainda ao poder público deste estado no que tange ao incentivo à cultura.

Temos poucos patrocínios, pouco incentivo e isso é triste. e se isso é uma crítica? Claro que sim. Já está mais do que na hora de o nosso governo amadurecer nesse aspecto e parar de achar que só se deve investir em cultura aqui às véspera do círio que é para impressionar aos turistas. E o resto do ano?






Estive no anfiteatro da Praça da República e fiquei surpresa novamente com o talento do Carlos e mais ainda quando vi que a companhia do Curro Velho era que encenava o texto. Teatro de qualidade no centro da cidade e ao ar livre para quem quiser ver,mas o estado, a prefeitura ou sei lá quem sequer dá apoio policial aos interessados. Uma praça linda, uma peça teatral indescritível literalmente dada à população mas ela tem medo de ir assistir por conta da violência tão gritante e a olho nu.

Cadê o suporte? Cadê a segurança? Já não incentiva como deveria e quando os artistas bravamente constroem a arte não vai lá nem pra proteger os atores, familiares e o público de modo geral? Alguém tem gritar aqui...BASTA!!!BASTA!!!BASTA!!!

A peça é linda, os artistas deram um show e o Carlos, sem palavras está de parabéns, pela garra, pela coragem, pelo afinco e pelo amor à arte - que é , sem dúvida o que lhe move e faz seguir a diante!!!

MUITO, MUITO, MUITO LINDO!!! Tenho o MAIOR ORGULHO EM SABER, MEU NÊGO, QUE EXISTEM NESTE MUNDO PESSOAS TÃO ESPECIAIS COMO VOCÊ!!!...

Me chame sempre, chorar com seus textos, me emocionar com a sua arte me faz maior...melhor e muito mais paraense!!!

PARABÉNS!!!





Foi assistindo à peça Ludique que tive a honra de conhecer um dos atores e que me contou uma das mais belas histórias da vida real. Chama-se Ronald Lima, ele é um dos malabaristas da peça teatral, ator do projeto Curro Velho, mas no dia-a-dia faz um trabalho bem diferente: é policial do grupo da ROTAM, um dos serviços especiais da polícia!!!

Me chamou a atenção aquele homem de sorriso curto mas de conversas largas e emotivas. Ele é policial durante o dia e faz a arte dos palcos à noite. Me disse que é um orgulho fazer parte do projeto e também da polícia. Se dedica aos dois com o mesmo afinco mas que sente diferente na hora de executar ambos.

Afirmou que o stress e o corre- corre da ROTAM é superado pelo riso das crianças diante do palco. "Todo dia eu me emociono de forma diferente, passo o dia correndo atrás de bandidos pra proteger a sociedade e à noite é ela que me protege quando me doa um sorriso na plateia dos espetáculos que apresento.

Ludique é de um dramaturgo tipicamente paraense, encenado por um grupo que é a cara do estado do Pará, por isso esse efeito tão colorido e especial...Tem coisa mais parecida conosco que isso?




2 comentários:

Deus a razão do meu viver disse...

prof:entra no blog que eu acabei de criar...espero que vc goste......(http://shirleyjesusdeus.blogspot.com)

Deus a razão do meu viver disse...

prof:entra no meu blog(http://shirleyjesusdeus.blogspot.com)