quinta-feira, 18 de junho de 2009

A BELA FLOR DE UMA LINDA FLORA













Tulho é um menino feito de entulhos que se apaixona por Linda Flora, a filha do Meio Ambiente e da Mãe Natureza. Não restam dúvidas: o amor dos dois é impossível. Ele é fruto da poluição e ela é tudo aquilo que precisa ser preservado. Um desafio é imposto a Tulho: se ele encontrar a flor mais pura do mundo, conseguirá se transformar e poderá ficar com sua amada. Ao longo da jornada que aceita empreender, o menino de entulhos encontra cômicos personagens encantados, como Bom Ar (O ar cheio de gases e com falta de ar), Mister Grama de Grana (um gramado mal tratado que sonha em se transformar em piso de estádio de futebol) e o Rio Que Nunca Mais Rio (córrego que, de tão sujo, chora um mar de lágrimas).

Esse é o enredo de “Uma Flor para Linda Flora”, peça de Carlos Correia Santos que vem conquistando o público paraense. A primeira montagem do texto aconteceu em 2007, no município de Tucuruí e teve a assinatura do Grupo de Teatro Palha, sob a batuta do diretor e encenador Paulo Santana. O espetáculo vive hoje uma segunda fase, graças a uma nova montagem empreendida pelo Grupo Teatro do Ofício. A atual produção conta com a direção de Luiz Fernando Vaz.

O projeto de Luiz Fernando foi um dos vencedores do Edital Estadual de Fomento ás Artes Cênicas – Prêmio Cláudio Barradas, promovido, em 2008, pela Secretaria de Cultura do Estado do Pará, através de seu Sistema Integrado de Teatros. A nova montagem de “Linda Flora” já foi apresentada, em Belém, na programação cultural do Fórum Social Mundial, no Teatro do Museu Emílio Goeldi, no Teatro Margarida Schivasappa e no Teatro Waldemar Henrique. No município de Salinópolis, o espetáculo integrou a programação paralela do Salão Internacional de Humor.

“Uma Flor para Linda Flora” tem no elenco Leonardo Cardoso (Tulho), Gisele Guedes (Linda Flora), Marcelo Andrade (Bom Ar), Rony Prata (Mr. Grama de Grana) e Diego Rocha (Rio Que Nunca Mais Riu). A cenografia, figurino e maquiagem são de Carlos Henrique.

Nenhum comentário: